Sim, todo exame radiológico possui radiação. Contudo é um exame muito seguro para a paciente. Vários estudos confirmam a baixa radiação deste exame e a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama. Os níveis de radiação que uma mamografia dispensa é de 0,7 mSv o que equivale a certo tempo de exposição ambiente convencional. Por isso há tanta confiança na segurança do uso da mamografia para o rastreamento do câncer de mama.
Discussões sobre o aumento do câncer de tireoide em pacientes submetidas a mamografia tem circulado na internet, causando ansiedade entre as mulheres. O risco de desenvolver tumores no útero ou mesmo na tireoide, decorrentes a exposição da radiação durante a mamografia é tão baixo (1 caso para 17 milhões !!!), que não há desculpas para não realizar o exame. Se o seu médico pediu, é importante que se faça para a prevenção, controle e acompanhamento.
Para quem é indicada a mamografia ?
A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, conforme explicado acima.
Mas homens também podem apresentar alterações na mama, embora seja muito menos frequente do que nas mulheres e, nesse caso, também o homem com alterações mamárias suspeitas poderá precisar de mamografia.