Você sabia que existem alguns alimentos que sugam nossa energia, nos deixando mais cansados e indispostos? Acordar desmotivado e sem ânimo para os afazeres são exemplos de situações que podem ser mudadas com uma reeducação alimentar, observando quais alimentos roubam nossa energia.
Abaixo, vamos citar alguns dos alimentos que roubam nossa energia, esclarecendo que eles são divididos em três grupos:
– Carboidratos simples:
A função dos carboidratos simples para o organismo é fornecer energia rápida, já que são transformados em glicose, que é o açúcar. Essa molécula de açúcar é convertida em energia dentro das mitocôndrias das células, as nossas usinas de energia. Quanto mais saudáveis estamos, mais mitocôndrias têm dentro de nossas células.
Assim, os carboidratos simples são rapidamente convertidos em açúcar no sangue, enquanto os carboidratos complexos, como verduras, legumes, grãos e alimentos integrais, devido a suas fibras, proporcionam uma digestão mais lenta, evitando o acúmulo de glicose no sangue. O responsável por encaminhar essa glicose do sangue para as células é o hormônio insulina, quanto mais glicose no sangue, maior será a produção de insulina. Dessa forma, como as células não precisam de glicose o tempo todo, o excesso de açúcar é armazenado no corpo em forma de gordura. Por isso, é importante entender que a gordura acumulada, entre seus vários problemas para a saúde, também tem ação inflamatória.
Toda inflamação gerada no corpo requer um combate da defesa, causando um desgaste de nossa energia. É importante você saber quais são os carboidratos simples que geram esse rápido aumento do açúcar no sangue, sendo constituídos por três categorias:
- a) Doces convencionais: balas, bombons, pudins, quindins, nuggets, chocolate ao leite, sorvetes, picolés etc.
O chocolate amargo, com teor de cacau acima de 70%, não entra nessa categoria e, na verdade, faz bem à saúde. - b) Doces líquidos: sucos de frutas mais doces e sucos de pacotinhos, refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas.
O suco de fruta e os refrigerantes estão entre as causas principais de acúmulo de gordura no fígado conhecida como esteatose hepática. - c) Massas: Macarrões, pães e pizzas, biscoitos e bolachas.
Todos esses carboidratos são convertidos em açúcar, gerando um rápido e tóxico aumento da glicose no sangue, situação que demanda muita insulina, transformando o excesso de glicose em gordura.
A quantidade total de açúcar que um alimento contém é o índice glicêmico. A carga glicêmica é o tanto que o açúcar desse alimento impacta diretamente a glicemia no sangue. Os carboidratos simples têm elevado índice glicêmico e uma carga glicêmica também alta. Não é a gordura dos alimentos que vai se transformar em gordura em seu corpo, comprometendo sua vitalidade, o que vira gordura em seu corpo é o açúcar.
Embora os diabéticos sejam mais sensíveis a esses problemas, os carboidratos são opções alimentares desaconselháveis para todos, pois o aumento da glicose no sangue é conhecido como causa de muitas doenças e gera desânimo e fraqueza decorrente da perda de energia e vitalidade.
Saiba qual é o segundo grupo dos alimentos que roubam nossa energia https://ultraclinica.net/alimentos-industrializados-segundo-grupo-dos-produtos-que-roubam-nossa-energia